sábado, 2 de março de 2024

Seleção Brasileira em 1935


A Seleção Brasileira entrou uma única vez em campo em 1935, para fazer um amistoso contra o River Plate, da Argentina, que passava pelo Rio de Janeiro em excursão, a quem venceu por 2 a 1. Vale ressaltar que se cumpriam 10 anos desde o último confronto futebolístico entre as seleções de Brasil e Argentina.

Após 6 anos de interrupção, o Campeonato Sul-Americano voltou a ter uma edição disputada em 1935, mas o Brasil, pela quarta edição consecutiva, não participou. Em 13 edições do Campeonato Sul-Americano até aquele momento, a Seleção Brasileira havia participado de 8 e ficado ausente 5 vezes. Foi mais uma vez um quadrangular, jogado em Lima, no Peru, entre Argentina, Chile, Peru e Uruguai. Além do Brasil, Bolívia e Paraguai também não participaram da competição, que era classificatória para os Jogos Olímpicos de 1936. Argentinos e uruguaios venceram a seus dois primeiros jogos, e decidiram o título num confronto direto na rodada final. O Uruguai se impôs com um 3 a 0 sobre a Argentina, a quem já havia vencido nas finais das Olimpíadas de 1928 e da Copa do Mundo de 1930. Sétimo título continental da "Celeste Olímpica".



24/02/1935 - BRASIL 2 x 1 River Plate (Argentina)
Amistoso - Estádio de São Januário, Rio de Janeiro
Gols: Landoni, Nena e Orlando Rosa

Brasil: Rei (Vasco) (Francisco (São Cristóvão)), Domingos da Guia (Vasco) e Itália (Vasco); Gringo (Vasco), Fausto dos Santos (Vasco) (Afonsinho (São Cristóvão)) e Orozimbo (São Paulo); Junqueirinha (São Paulo), Mamede (Corinthians), Petronilho de Brito (San Lorenzo/ARG) (Carvalho Leite (Botafogo) (Arthur Friedenreich (São Paulo))), Nena (Vasco) e Orlando Rosa (Vasco).
Téc: Armindo Ferreira
River Plate: Sebastián Sirni, Teófilo Juárez e Alberto Cuello; Bruno Rodolfi, Carlos Santamaría e Aarón Wergifker; Osvaldo Landoni, Manuel Moreno, Bernabé Ferreyra, Carlos Peucelle (Juan José Lamas) e Pablo Dorado (Federico Tello).
Téc: Emérico Hirschl


Nenhum comentário:

Postar um comentário