Até a edição de 2011 do Campeonato Sul-Americano Sub-20, a Seleção Brasileira só não havia obtido a classificação uma única vez, em 1979. Ainda assim podia-se relevar, afinal só duas seleções se classificavam, o Brasil acabou eliminado pelos dois principais rivais continentais, Uruguai e Argentina, esta última que ainda tinha em campo com a camisa 10 um craque de bola chamado Diego Armando Maradona, que acabou premiado como melhor jogador do torneio.
Depois disto, entre as edições de 2013 e 2019, em 4 edições do Sul-Americano Sub-20, o Brasil acabou eliminado e não indo ao Mundial da categoria em 3 oportunidades. Só 1 classificação obtida em 4 edições seguidas da competição.
Edições do Sul-Americano nas quais o Brasil não obteve a classificação para o Mundial Sub-20:
SUL-AMERICANO SUB-20 de 1979
Campanha:
1ª Fase: 1 x 2 Colômbia / 1 x 0 Chile / 1 x 0 Bolívia / 1 x 1 Paraguai (2º lugar no Grupo)
Quadrangular Final: 0 x 1 Uruguai / 1 x 2 Paraguai / 0 x 1 Argentina (4º e último lugar)
Bola de Ouro: Diego Armando Maradona (Argentina)
Classificados: Argentina e Uruguai
Seleção Brasileira
Marolla (XV de Jaú-SP), Lotti (Atlético Paranaense), Márcio (Marília-SP), Wágner Basílio (Corinthians) e Chico Assis (Internacional); Deinha (Santa Cruz-PE), Rudnei (Ponte Preta-SP) e Jorginho Putinatti (Marília-SP); Robertinho (Fluminense), César (Juventus-SP) e Anchieta (Internacional).
Técnico: Mário Travaglini
SUL-AMERICANO SUB-20 de 2013
Campanha:
1ª Fase: 1 x 1 Equador / 2 x 3 Uruguai / 1 x 0 Venezuela / 0 x 2 Peru (5º e último colocado no grupo)
Classificados: Colômbia, Paraguai, Uruguai e Chile
Seleção Brasileira
Luiz Gustavo (Vitória), Igor Julião (Fluminense), Luan (Vasco), Dória (Botafogo) e Mansur (Vitória); Misael (Grêmio), Fred Santos (Internacional), Rafinha Alcântara (Barcelona, Espanha) (Mattheus (Flamengo)) e Felipe Anderson (Santos) (Adryan (Flamengo)); Marcos Júnior (Fluminense) e Ademílson (São Paulo).
Técnico: Emerson Ávila
A Maior das Tragédias
O pior desempenho da Seleção Brasileira Sub-20 num Campeonato Sul-Americano da categoria na história, e que dificilmente um dia será superada. O Brasil sequer passou da 1ª fase e acabou como último colocado de seu grupo.
SUL-AMERICANO SUB-20 de 2017
Campanha:
1ª Fase: 1 x 0 Equador / 0 x 0 Chile / 3 x 2 Paraguai / 0 x 1 Colômbia (3º lugar no Grupo)
Hexagonal Final: 2 x 2 Equador / 1 x 2 Uruguai / 1 x 0 Venezuela / 2 x 2 Argentina / 0 x 0 Colômbia (5º lugar)
Classificados: Uruguai, Equador, Venezuela e Argentina
Seleção Brasileira
Lucas Perri (São Paulo), Dodô (Coritiba), Léo Santos (Corinthians), Lyanco (São Paulo) e Guilherme Arana (Corinthians); Caio Henrique (Atlético de Madrid, Espanha), Maycon (Corinthians), David Neres (São Paulo) (Lucas Paquetá (Flamengo)) e Matheus Sávio (Flamengo); Richarlison (Fluminense) e Felipe Vizeu (Flamengo).
Técnico: Rogério Micale
Tragédia Épica
O Brasil levou o gol de empate da Argentina aos 49 minutos do 2º tempo na penúltima rodada. Ainda assim, bastava vencer na última rodada e estaria classificado, mas não saiu de um empate sem gols diante da Colômbia, e a quarta vaga para o Mundial Sub-20 acabou ficando com a Argentina.
SUL-AMERICANO SUB-20 de 2019
Campanha:
1ª Fase: 0 x 0 Colômbia / 2 x 1 Venezuela / 0 x 1 Chile / 1 x 0 Bolívia (2º lugar no Grupo)
Hexagonal Final: 0 x 0 Colômbia / 0 x 2 Venezuela / 2 x 3 Uruguai / 0 x 0 Equador / 1 x 0 Argentina
Classificados: Equador, Argentina, Uruguai e Colômbia
Seleção Brasileira
Phelipe (Grêmio), Emerson (Atlético Mineiro), Vitão (Palmeiras), Walce (São Paulo) e Carlos Augusto (Corinthians); Luan (São Paulo), Marco Antônio Bahia (Estoril, Portugal) e Igor Gomes (São Paulo); Rodrygo (Santos), Lincoln (Flamengo) e Tetê (Grêmio) (Jonas Toró (São Paulo)).
Técnico: Carlos Amadeu
Um time sem poder de ataque
Atuações muito ruins, apenas 6 marcados em 9 partidas disputadas. Uma atuação medíocre. No fim, uma vitória sobre a Argentina que só serviu para impedir o título do maior rival, e dá-lo ao Equador.
Atuações muito ruins, apenas 6 marcados em 9 partidas disputadas. Uma atuação medíocre. No fim, uma vitória sobre a Argentina que só serviu para impedir o título do maior rival, e dá-lo ao Equador.
Nenhum comentário:
Postar um comentário