sexta-feira, 16 de fevereiro de 2024

Seleção Brasileira em 1934


O ano de 1934 foi um marco de expansão de fronteiras na história da Seleção Brasileira. Entre 1914 e 1933 - nos seus 20 primeiros anos de história - ela havia disputado 62 partidas em apenas 7 cidades diferentes. No território nacional tinham sido 27 jogos, sendo 24 disputados no Rio de Janeiro, então capital federal, e apenas 3 em São Paulo. No exterior tinham sido 35 jogos: 16 em Buenos Aires, na Argentina, 14 em Montevidéu, no Uruguai, 3 em Viña del Mar, no Chile, 1 em Rosário, interior da Argentina, e 1 em Durazno, interior do Uruguai.

Assim, a Seleção Brasileira que viajou para jogar a Copa do Mundo de 1934 ia pela primeira vez em sua história para a Europa. A partida contra a Espanha pelo Mundial de 34 foi a primeira da história do futebol do Brasil em solo europeu. Após as diferenças políticas na Copa de 30, era a primeira vez que a seleção reunia tanto a jogadores de clubes cariocas quanto de paulistas juntos para um Mundial. Porém, assim como havia acontecido nos anos que antecederam à Copa de 30, a Seleção Brasileira praticamente não havia atuado nos anos que antecederam à Copa. Entre 1931 e maio de 1934 só havia jogado 6 vezes, e ainda assim sendo em 4 contra clubes, só enfrentando um selecionado nacional nos dois duelos contra o Uruguai pela Copa Rio Branco, nas edições de 1931 e 1932. Não houve nenhum jogo durante 1933. Assim como em 1930, quando viajou à Itália para jogar a sua segunda Copa do Mundo, novamente utilizava uma equipe absolutamente sem qualquer entrosamento.

Seleção Brasileira alinhada em sua 1ª vez na Europa

É importante pontuar também o contexto da época no futebol do Brasil: a conjuntura estava mudando, com a transição do amadorismo para a implementação do profissionalismo, com os jogadores de futebol passando a ser remunerados pelos clubes aos quais estavam vinculados. E em paralelo a isto, o período de 1933 e 1935 também teve um outro marco: a largada para a presença de jogadores brasileiros no exterior. Não por acaso, foi a primeira vez que a Seleção Brasileira contou com a presença de dois jogadores que atuavam fora do Brasil. Eram dois gaúchos que estavam atuando no Uruguai: o zagueiro Luiz Luz e o ponta-esquerda Patesko, o primeiro jogando no Peñarol e o segundo no Nacional. Depois da estadia com a seleção, ambos regressaram ao futebol brasileiro, Luiz Luz contratado pelo Grêmio e Patesko pelo Botafogo. Também neste período, Leônidas da Silva brilhou com o Peñarol, e Domingos da Guia e Fausto dos Santos com o Nacional de Montevidéu. Depois, Domingos ainda brilharia no Boca Juniors no Campeonato Argentino de 1935, onde se destacou também Petronilho de Brito (irmão de Waldemar de Brito) que jogou por alguns anos pelo San Lorenzo.

Ao mesmo tempo, foi iniciada também a importação de jogadores brasileiros para a Europa. Na Itália, a Lazio, da cidade de Roma, montou uma equipe de ítalo-brasileiros, aproveitando a forte presença de imigrantes italianos em São Paulo. O time que ficou sendo chamado de "Brasilazio" contava com vários nomes que já tinham vestido a camisa da seleção. O clube contratou a 9 brasileiros: Del Debbio, De Maria, Guarisi (Filó) e José Castelli (Ratto), do Corinthians; Tedesco, do Atlético Santista; Serafini, Sernagiotto (Ministrinho) e Rizzetti (Pepe), do Palestra Itália de São Paulo; e Fantoni, do Palestra Itália de Minas Gerais. Um deles, Filó, defendeu a Seleção da Itália na Copa do Mundo de 34, tornando-se o primeiro brasileiro a conquistar a Copa do Mundo. Na Espanha, onde o Vasco da Gama passou excursionando, ficaram treinando no Barcelona e não regressaram ao país dois jogadores, ambos também com passagem pela seleção: o goleiro Jaguaré e o meia Fausto dos Santos. Porém, diferentemente da leva que foi para a Itália, todos de pele branca e filhos de imigrantes italianos, a pele negra dos dois brasileiros na Espanha foi uma barreira, e eles sequer estrearam em jogos oficiais com a camisa azul-grená. As portas do futebol espanhol ainda estavam fechadas para jogadores pretos, e assim permaneceriam por algumas décadas ainda.

A FIFA escolheu a Itália para sediar a 2ª Copa do Mundo de Futebol. Houve um enorme interesse de países europeus. A FIFA definiu em 16 o número de participantes, tendo sido necessária a disputa de Eliminatórias para definir os 12 representantes do continente. O Uruguai, campeão mundial, boicotou o torneio, em repúdio à baixa presença de europeus na Copa de 30. Só 4 seleções não-europeias participaram: Argentina, Brasil, Estados Unidos e Egito. O formato também mudou, sendo jogada toda em mata-mata a partir das oitavas de final. Quem perdesse, estava eliminado. A Seleção Brasileira teria a Espanha pela frente na primeira fase, num jogo que acabou resolvido logo no 1º tempo: Iraragorri, aos 17 e aos 25 minutos, e Lángara aos 28, puseram no placar: Espanha 3 x 0 Brasil. No segundo tempo, Leônidas ainda descontou. No fim: 3 x 1. E com um jogo a Seleção Brasileira já estava eliminada.

A Itália superou a Estados Unidos, Espanha, Áustria e, na final, venceu à Tchecoslováquia por 2 x 1, numa virada espetacular, que teve gol de Raimondo Orsi (argentino naturalizado) a nove minutos do fim, e depois com gol de Schiavio na prorrogação. O time italiano campeão do mundo em 1934: Combi, Monzeglio e Luigi Allemandi; Attilio Ferraris, Luisito Monti e Bertolini; Enrique Guaita, Giuseppe Meazza, Angelo Schiavio, Giovanni Ferrari e Raimondo Orsi, com o técnico sendo Vittorio Pozzo. Entre os naturalizados na equipe campeã estavam os argentinos Luisito Monti (vice-campeão na Copa de 30 pela Argentina) e Orsi, e o brasileiro Anfilogino Guarisi, o Filó.

Muito distante ainda do nível técnico da elite do futebol mundial, o Brasil não teve nenhum representando na escolha da FIFA dos 11 melhores daquela Copa: Zamora (Espanha), Quincoce (Espanha) e Monzeglio (Itália); Attilio Ferraris (Itália), Luisito Monti (Itália) e Cilaurren (Espanha); Enrique Guaita (Itália), Nejedly (Tchecoslováquia), Mathias Sindelar (Áustria), Giuseppe Meazza (Itália) e Raimondo Orsi (Itália). Mas esta realidade de ausência de brasileiros entre os melhores já estava muito perto de ser mudada.

Aproveitando à sua presença na Europa, a Seleção Brasileira fez 8 amistosos. E buscou enfrentar justamente àqueles que tinham sido seus algozes nas duas primeiras edições da Copa do Mundo. Primeiro foi à Iugoslávia, onde jogou em Belgrado e Zagreb. Foi goleada por 8 x 4 pela Seleção da Iugoslávia, e empatou sem gols com um clube local, o Gradjanski. Daí seguiu para a Espanha, onde enfrenou duas vezes a uma Seleção da Catalunha e empatou por 4 x 4 com o Barcelona. Terminou a viagem com três jogos em Portugal. O saldo de sua experiência na Europa: só 2 vitórias, 4 empates e 3 derrotas. Entretanto, o desempenho em Portugal, em especial, foi marcante para aumentar a confiança do futebol brasileiro em torno de sua qualidade técnica: a passagem invicta por terras lusitanas, com duas vitórias convincentes - entre as quais uma goleada por 6 a 1 sobre o Sporting - e um empate, gerou um sentimento especial de superação sobre aqueles que até outrora eram seus colonizadores.

Ao voltar ao Brasil, foi a vez de fazer política interna. A Seleção Brasileira realizou 11 jogos na Região Nordeste entre setembro e outubro - 6 jogos em Salvador e 5 em Recife - e fechando com um confronto contra o Palestra Itália, em São Paulo. Para este giro, a Confederação Brasileira utilizou ao elenco do Botafogo (inclusive o técnico) reforçado de Waldemar de Brito, Leônidas da Silva, Armandinho e Patesko. Nestes 12 jogos, foram 11 vitórias e 1 derrota, para o Santa Cruz, em Recife, a primeira derrota da Seleção Brasileira para um clube de futebol do país. Porém, nos 21 jogos feitos pela Seleção Brasileira em 1934, só dois foram contra seleções nacionais, e o Brasil saiu derrotado em ambos. Não parecia ser uma conjuntura que estava evoluindo rumo a resultados grandiosos a nível mundial. Mas os bons resultados estavam próximos de aflorar.

Itália Campeã Mundial de 1934



JOGOS NO ANO:

27/05/1934 - BRASIL 1 x 3 ESPANHA
Copa do Mundo - Estádio Comunale Luigi Ferraris, Genova, Itália
Gols: Iraragorri (18'1T) e (25'1T), Langara (28'1T) e Leônidas da Silva (9'2T)

Brasil: Pedrosa (Botafogo), Sylvio Hoffmann (São Paulo) e Luiz Luz (Peñarol/URU); Tinoco (Vasco), Martim Silveira (Botafogo) e Canalli (Botafogo); Luisinho Mesquita (São Paulo), Waldemar de Brito (São Paulo), Leônidas da Silva (Vasco), Armandinho (São Paulo) e Patesko (Nacional/URU).
Téc: Luiz Vinhaes
Espanha: Ricardo Zamora (Real Madrid), Ciriaco Errasti (Real Madrid) e Jacinto Quincoces (Real Madrid); Leonardo Cilaurren (Athletic Bilbao), José Muguerza (Athletic Bilbao) e Martin Marculeta (Real Sociedad); Ramón Lafuente (Athletic Bilbao), José Iraragorri (Athletic Bilbao), Isidro Langara (Oviedo), Simón Lecue (Bétis) e Guillermo Gorostiza (Athletic Bilbao).
Téc: Amadeo García Salazar



Copa do Mundo de 1934: Espanha 3 x 1 Brasil 


03/06/1934 - BRASIL 4 x 8 IUGOSLÁVIA
Amistoso - Sport Club Iugoslávia, Belgrado, Iugoslávia
Gols: Leônidas da Silva (2), Stevovic, Glisovic (2), Armandinho, Marjanovic (3), Petrak, Tirnanic e Waldemar de Brito

Brasil: Pedrosa (Botafogo), Sylvio Hoffmann (São Paulo) e Luiz Luz (Peñarol/URU); Ariel (Botafogo), Martim Silveira (Botafogo) e Canalli (Botafogo); Luisinho Mesquita (São Paulo), Waldemar de Brito (São Paulo), Leônidas da Silva (Vasco), Armandinho (São Paulo) (Carvalho Leite (Botafogo)) e Patesko (Nacional/URU).
Téc: Luiz Vinhaes
Iugoslávia: Bartol Culic (Hajduk Split), Ivica Belosevic (Concordia Zagreb) e Jozo Matosic (Hajduk Split); Milorad Arsenijevic (Beogradski), Iva Stevovic (Beogradski) (Ivan Gajer (HASK Zagreb)) e Gustav Lechner (Slavija Osijek); Aleksandar Tirnanic (Beogradski), Djorde Vujadinovic (Beogradski), Blagoje Marjanovic (Beogradski), Aleksandar Tomasevic (BASK Belgrado) (Ivan Petrak (HASK Zagreb)) e Svetislav Glisovic (Beogradski).
Téc: Bosko Simonovic


08/06/1934 - BRASIL 0 x 0 Gradjanski (Iugoslávia)
Amistoso - Hrvatski Sportski Gradjanski, Zagreb, Iugoslávia

Brasil: Pedrosa (Botafogo), Sylvio Hoffmann (São Paulo) e Octacílio (Botafogo); Ariel (Botafogo), Martim Silveira (Botafogo) e Canalli (Botafogo); Luisinho Mesquita (São Paulo), Waldemar de Brito (São Paulo), Leônidas da Silva (Vasco), Armandinho (São Paulo) (Carvalho Leite (Botafogo)) e Patesko (Nacional/URU).
Téc: Luiz Vinhaes
Gradanski: Dragutin Bratulic, Bernard Higl e Marko Rajkovic; Branko Plese, Danijel Premerl e Petar Sinkovic; Vilim Sipos, Aleksandar Zivkovic, Josip Weber, Milan Antolkovic e Mirko Kokotovic.
Téc: Robert Haftl


17/06/1934 - BRASIL 1 x 2 Combinado da Catalunha (Espanha)
Amistoso - Camp de Les Corts, Barcelona, Espanha
Gols: Escola, Morera e Carvalho Leite

Brasil: Pedrosa (Botafogo), Sylvio Hoffmann (São Paulo) e Luiz Luz (Peñarol/URU); Ariel (Botafogo), Martim Silveira (Botafogo) e Canalli (Botafogo); Luisinho Mesquita (São Paulo), Waldemar de Brito (São Paulo), Leônidas da Silva (Vasco), Armandinho (São Paulo) (Octacílio (Botafogo) (Carvalho Leite (Botafogo))) e Patesko (Nacional/URU).
Téc: Luiz Vinhaes
Catalunha: Juan José Nogués (Barcelona), Ramón Zabalo (Barcelona) e Josep Torredeflot (Girona); Cristóbal Martí (Espanyol), Pedro Solé (Espanyol) e José Cristia (Espanyol); Marti Ventolra (Barcelona), José Escola (Sants), José Raich (Barcelona), Alejandro Morera (Barcelona) e Jaime Doménech (Espanyol).
Téc: José Torrens


24/06/1934 - BRASIL 2 x 2 Combinado da Catalunha (Espanha)
Amistoso - Estádio Vista Alegre, Girona, Espanha
Gols: Miquel Gual, Leônidas da Silva, Calvet e Octacílio

Brasil: Pedrosa (Botafogo), Sylvio Hoffmann e Octacílio (Botafogo); Ariel (Botafogo) (Tinoco (Vasco)), Martim Silveira (Botafogo) e Canalli (Botafogo); Luisinho Mesquita (São Paulo), Waldemar de Brito (São Paulo), Leônidas da Silva (Vasco), Carvalho Leite (Botafogo) e Patesko (Nacional/URU) (Luiz Luz (Peñarol/URU)).
Téc: Luiz Vinhaes
Catalunha: Joaquín Forniés (Sabadell), Félix Farró (Girona) e Josep Torredeflot (Girona); Cristóbal Marti (Espanyol), Pedro Solé (Espanyol e José Cristia (Espanyol); José Prat (Espanyol), Calvet (Sabadell), Miquel Gual (Sabadell), Josep Barceló (Sabadell) (Balbino Clara (Girona)) e Jaime Doménech (Español).
Téc: José Torrens


01/07/1934 - BRASIL 4 x 4 Barcelona (Espanha)
Amistoso - Camp de Les Corts, Barcelona, Espanha
Gols: Waldemar de Brito, Leônidas da Silva, Carvalho Leite, Raich, Morera (2), Arana (contra) e Chacho

Brasil: Pedrosa (Botafogo), Sylvio Hoffmann (São Paulo) e Luiz Luz (Peñarol/URU); Ariel (Botafogo), Martim Silveira (Botafogo) e Canalli (Botafogo); Luisinho Mesquita (São Paulo) (Armandinho (São Paulo)), Waldemar de Brito (São Paulo), Leônidas da Silva (Vasco), Carvalho Leite (Botafogo) e Patesko (Nacional/URU).
Téc: Luiz Vinhaes
Barcelona: José Francas, Josep Sala e José Arana; Victoriano de Santos, Ernst Loewinger e Ramón Lecuona; Marti Ventolrá, Alejandro Morera, José Raich, Chacho e Francisco Diz.
Téc: Francisco Platko


12/07/1934 - BRASIL 4 x 2 Combinado Benfica-Belenenses (Portugal)
Amistoso - Estádio das Amoreiras, Lisboa, Portugal
Gols: Waldemar de Brito (2), Xavier (2) e Patesko (2)

Brasil: Pedrosa (Botafogo) (Germano (Botafogo)), Sylvio Hoffmann (São Paulo) e Luiz Luz (Peñarol/URU); Ariel (Botafogo), Martim Silveira (Botafogo) e Canalli (Botafogo); Luisinho Mesquita (São Paulo), Waldemar de Brito (São Paulo), Carvalho Leite (Botafogo), Armandinho (São Paulo) e Patesko (Nacional/URU).
Téc: Luiz Vinhaes
Combinado: José Martins Reis (Belenenses), Belo (Belenenses) e Simões (Belenenses); Albino (Benfica), Silva (Belenenses) e Alves (Belenenses); Xavier (Benfica), Vítor Silva (Benfica), Rogério Sousa (Benfica), José Luís (Belenenses) e Alfredo Valadas (Benfica).


15/07/1934 - BRASIL 6 x 1 Sporting (Portugal)
Amistoso - Estádio Alto do Lumiar, Lisboa, Portugal
Gols: Luisinho Mesquita, Leônidas da Silva, Waldemar de Brito (3), Soeiro e Armandinho

Brasil: Pedrosa (Botafogo), Sylvio Hoffmann (São Paulo) e Luiz Luz (Peñarol/URU); Ariel (Botafogo), Martim Silveira (Botafogo) e Canalli (Botafogo); Luisinho Mesquita (São Paulo), Waldemar de Brito (São Paulo), Leônidas da Silva (Vasco) (Armandinho (São Paulo)), Carvalho Leite (Botafogo) e Patesko (Nacional/URU).
Téc: Luiz Vinhaes
Sporting: Jóia, Jurado e Joaquim Serrano; Abelhinha, Rui e Faustino; Mourão, Vasco, Soeiro, Reynolds e Cervantes.
Téc: Rudolf Jenny


22/07/1934 - BRASIL 0 x 0 Porto (Portugal)
Amistoso - Estádio da Rua da Constituição, Porto, Portugal

Brasil: Pedrosa (Botafogo), Sylvio Hoffmann (São Paulo) e Luiz Luz (Peñarol/URU); Ariel (Botafogo), Martim Silveira (Botafogo) e Canalli (Botafogo); Luisinho Mesquita (São Paulo), Waldemar de Brito (São Paulo), Leônidas da Silva (Vasco) (Carvalho Leite (Botafogo)), Armandinho (São Paulo) e Patesko (Nacional/URU).
Téc: Luiz Vinhaes
Porto: Soares dos Reis, Avelino e Jerónimo; Nova, Álvaro e Pereira; Lopes Carneiro, Waldemar,
Acácio, Pinga e Mesquita (Castro).
Téc: Joseph Szabo


07/09/1934 - BRASIL 10 x 4 Galícia/BA (Brasil)
Amistoso - Estádio da Graça, Salvador
Gols: Armandinho (4), Waldemar de Brito (5), Vareta, Job (3) e Leônidas da Silva

Brasil: Pedrosa (Botafogo), Rogério (Botafogo) e Octacílio (Botafogo); Ariel (Botafogo), Martim Silveira (Botafogo) (Waldir (Botafogo)) e Vicente (Botafogo); Dondon (Botafogo), Waldemar de Brito (São Paulo), Leônidas da Silva (Vasco), Armandinho (São Paulo) e Patesko (Nacional/URU).
Téc: Armindo Ferreira
Galícia: Maia, Ceguinho e Bisa; Buzzine, Dourado e Carlito; Aurélio (Bahianinho), Job, Vareta, Chico Antônio (Romeu) e Almiro.
Téc: Manoel Rabello


09/09/1934 - BRASIL 5 x 1 Ypiranga/BA (Brasil)
Amistoso - Estádio da Graça, Salvador
Gols: Waldemar de Brito, Martim Silveira, Ferreira, Leônidas da Silva, Carvalho Leite e Patesko

Brasil: Pedrosa (Botafogo), Octacílio (Botafogo) e Vicente (Botafogo); Ariel (Botafogo), Martim Silveira (Botafogo) (Waldir (Botafogo)) e Canalli (Botafogo); Dondon (Botafogo), Waldemar de Brito (São Paulo), Leônidas da Silva (Vasco) (Armandinho (São Paulo)), Carvalho Leite (Botafogo) e Patesko (Nacional/URU).
Téc: Armindo Ferreira
Ypiranga: Macaúbas, Incêndio e Renato Bastos; Azevedo, Perinho (Nezinho) e Popó de Ilhéus; Ismael, Raul (Da Hora (Almiro)), Ferreira, Gradim e Lindinho.


13/09/1934 - BRASIL 2 x 1 Vitória/BA (Brasil)
Amistoso Estádio da Graça, Salvador
Gols: Bahianinho, Waldemar de Brito e Dondon

Brasil: Pedrosa (Botafogo), Rogério (Botafogo) e Octacílio (Botafogo); Ariel (Botafogo), Martim Silveira (Botafogo) e Canalli (Botafogo); Áttila (Botafogo) (Dondon (Botafogo)), Waldemar de Brito (São Paulo), Leônidas da Silva (Vasco), Armandinho (São Paulo) e Patesko (Nacional/URU).
Téc: Armindo Ferreira
Vitória: De Vecchi, Renato Bastos e Bisa; Mila, Nezinho e Gia; Bahianinho, Novinha, Natal
(Vareta), Raul e Gazinho.
Téc: Luiz Moreno


16/09/1934 - BRASIL 8 x 1 Bahia (Brasil)
Amistoso - Estádio da Graça, Salvador
Gols: Leônidas da Silva (4), Áttila (2), Cebinho e Carvalho Leite (2)

Brasil: Pedrosa (Botafogo), Rogério (Botafogo) e Octacílio (Botafogo); Ariel (Botafogo), Martim Silveira (Botafogo) e Canalli (Botafogo); Áttila (Botafogo), Waldemar de Brito (São Paulo) (Dondon (Botafogo)), Leônidas da Silva (Vasco), Carvalho Leite (Botafogo) e Patesko (Nacional/URU).
Téc: Armindo Ferreira
Bahia: Nova, Leônidas e Bisa; Milton (Ludovico), Guga (Dourado) e Gia; Ito, Betinho (Bahianinho), Sandoval, Cebinho e Sandoval Celino.
Téc: Armando Cunha


20/09/1934 - BRASIL 2 x 1 Seleção Baiana (Brasil)
Amistoso - Estádio da Graça, Salvador
Gols: Áttila, Ignácio e Leônidas da Silva

Brasil: Pedrosa (Botafogo), Rogério (Botafogo) e Octacílio (Botafogo); Ariel (Botafogo), Martim Silveira (Botafogo) e Vicente (Botafogo); Áttila (Botafogo), Armandinho (São Paulo), Leônidas da Silva (Vasco), Carvalho Leite (Botafogo) e Patesko (Nacional/URU) (Dondon (Botafogo)).
Téc: Armindo Ferreira
Combinado: De Vecchi (Vitória), Renato Bastos (Ypiranga/BA) e Bisa (Bahia); Popó de Ilhéus (Ypiranga/BA), Nezinho (Botafogo de Salvador) e Carlito (Galícia/BA); Bahianinho (Vitória), Raul (Vitória), Vareta (Galícia/BA) (Ignácio (Energia/BA)), Cebinho (Bahia) e Almiro (Galícia/BA).
Téc: Armando Cunha


27/09/1934 - BRASIL 5 x 4 Sport Recife (Brasil)
Amistoso - Estádio da Avenida Malaquias, Recife
Gols: Armandinho (3), José Bermudes, Marcílio (3), Waldemar de Brito e Leônidas da Silva

Brasil: Pedrosa (Botafogo), Vicente (Botafogo) e Octacílio (Botafogo); Ariel (Botafogo), Waldir (Botafogo) (Martim Silveira (Botafogo)) e Rogério (Botafogo); Áttila (Botafogo), Armandinho (São Paulo), Leônidas da Silva (Vasco), Carvalho Leite (Botafogo) (Waldemar de Brito (São Paulo)) e Patesko (Nacional/URU).
Téc: Armindo Ferreira
Sport Recife: Diógenes, Alemão II e Gelsomino; Bivar, Furkan e Brivaldo (Guilherme); Alemão I, José Bermudes, Júlio, Marcílio e Rodolfo.
Téc: Ambrósio Alfredo Gama


30/09/1934 - BRASIL 3 x 1 Santa Cruz (Brasil)
Amistoso - Estádio da Avenida Malaquias, Recife
Gols: Patesko, Dondon, Tará e Armandinho

Brasil: Pedrosa (Botafogo), Vicente (Botafogo) e Octacílio (Botafogo); Ariel (Botafogo), Martim Silveira (Botafogo) e Canalli (Botafogo); Dondon (Botafogo), Armandinho (São Paulo), Leônidas da Silva (Vasco), Carvalho Leite (Botafogo) e Patesko (Nacional/URU).
Téc: Armindo Ferreira
Santa Cruz: Dadá (Jonas), Marcionílio e João Martins; Zezé Fernandes, Sebastião da Virada e Ernane; Walfrido, Limoeiro (Sidinho), Tará, Lauro e Carlos.
Téc: Ilo Just


04/10/1934 - BRASIL 8 x 3 Náutico (Brasil)
Amistoso - Estádio da Avenida Malaquias, Recife
Gols: Leônidas da Silva (3), Armandinho (2), Fernando, João Manoel, Carvalho Leite (2), Martim Silveira e Oswaldo

Brasil: Pedrosa (Botafogo), Vicente (Botafogo) e Rogério (Botafogo); Ariel (Botafogo), Waldir (Botafogo) (Martim Silveira (Botafogo)) e Canalli (Botafogo); Áttila (Botafogo), Armandinho (São Paulo), Leônidas da Silva (Vasco), Carvalho Leite (Botafogo) e Patesko (Nacional/URU).
Téc: Armindo Ferreira
Náutico: Lula, Oswaldo e Salsinha; Raphael, Édson e Carlos Leal (Portela); Zezé Carvalheira, Artur, Fernando, Estácio (Moreno) e João Manoel.
Téc: Joaquim Loureiro


07/10/1934 - BRASIL 5 x 3 Seleção Pernambucana (Brasil)
Amistoso - Estádio da Avenida Malaquias, Recife, Brasil
Gols: Waldemar de Brito, José Bermudes (2), Alemão I, Patesko, Áttila, Leônidas da Silva e Armandinho

Brasil: Pedrosa (Botafogo), Vicente (Botafogo) e Octacílio (Botafogo); Ariel (Botafogo), Waldir (Botafogo) (Martim Silveira (Botafogo)) e Canalli (Botafogo); Áttila (Botafogo), Waldemar de Brito (São Paulo), Leônidas da Silva (Vasco), Armandinho (São Paulo) e Patesko (Nacional/URU).
Téc: Armindo Ferreira
Pernambuco: Zé Miguel (Flamengo de Recife), Alemão II (Sport Recife) (Marcionílio (Santa Cruz)) e Gelsomino (Sport Recife); Zezé Fernandes (Santa Cruz), Furlan (Santa Cruz) e Ernane (Santa Cruz); Alemão I (Sport Recife) (Walfrido (Santa Cruz)), José Bermudes (Sport Recife), Zeferino (Flamengo de Recife) (Chinês (Santa Cruz)), Marcílio (Sport Recife) e Rodolfo (Sport Recife).
Téc: Joaquim Loureiro


10/10/1934 - BRASIL 2 x 3 Santa Cruz (Brasil)
Amistoso - Estádio da Avenida Malaquias, Recife, Brasil
Gols: Zezé Fernandes (2), Waldemar de Brito (2) e Sidinho

Brasil: Pedrosa (Botafogo), Rogério (Botafogo) e Vicente (Botafogo); Ariel (Botafogo), Martim Silveira (Botafogo) e Canalli (Botafogo); Áttila (Botafogo), Waldemar de Brito (São Paulo), Leônidas da Silva (Vasco), Armandinho (São Paulo) e Patesko (Nacional/URU).
Téc: Armindo Ferreira
Santa Cruz: Dadá, Marcionílio e João Martins; Zezé Fernandes, Furlan e Ernane; Walfrido, Lauro, Chinês, Sidinho e Estevão.
Téc: Ilo Just


13/10/1934 - BRASIL 5 x 1 Bahia (Brasil)
Amistoso - Estádio da Graça, Salvador, Brasil
Gols: Áttila (2), Waldemar de Brito, Ludovico, Patesko e Armandinho

Brasil: Pedrosa (Botafogo), Rogério (Botafogo) e Waldir (Botafogo); Ariel (Botafogo), Martim Silveira (Botafogo) e Vicente (Botafogo); Áttila (Botafogo), Waldemar de Brito (São Paulo), Leônidas da Silva (Vasco) (Carvalho Leite (Botafogo)), Armandinho (São Paulo) e Patesko (Nacional/URU).
Téc: Armindo Ferreira
Bahia: Nova, Leônidas e Ludovico; Gia (Renato Bastos), Guga e Bisa (Bahia); Mozart, Pelágio, Sandoval, Cebinho e Odyr.
Téc: Armando Cunha


16/12/1934 - BRASIL 4 x 1 Palestra Itália/SP (Brasil)
Amistoso - Parque Antárctica, São Paulo, Brasil
Gols: Armandinho (2), Leônidas da Silva, Romeu Pelliciari e Waldemar de Brito

Brasil: Victor (Botafogo), Sylvio Hoffmann (São Paulo) e Nariz (Fluminense); Ariel (Botafogo), Martim Silveira (Botafogo) (Carvalho Leite (Botafogo)) e Canalli (Botafogo); Caldeira (Bonsucesso/RJ), Waldemar de Brito (São Paulo), Leônidas da Silva (Vasco), Armandinho (São Paulo) e Patesko (Nacional/URU).
Téc: Armindo Ferreira
Palestra Itália: Aymoré Moreira, Carnera e Narciso; Tunga, Dula e Zezé Procópio; Avelino, Sandro, Romeu Pelliciari, Carnieri (Fernando Carazo) e Gino Imparatto.
Téc: Humberto Cabelli



RESUMO:

Seleção Brasileira de 1934:
Roberto Gomes Pedrosa (Botafogo), Sylvio Hoffmann (São Paulo) e Luiz Luz (Peñarol/URU); Ariel (Botafogo), Martim Silveira (Botafogo) e Heitor Canalli (Botafogo); Luisinho Mesquita (São Paulo), Waldemar de Brito (São Paulo), Leônidas da Silva (Vasco), Armandinho (São Paulo) e Patesko (Nacional/URU).

Artilharia: Waldemar de Brito (20), Leônidas da Silva (19), Armandinho (16), Carvalho Leite (7), Patesko (6), Áttila (6), Martim Silveira (2), Dondon (2), Octacílio (1), Luisinho Mesquita (1) e 1 gol contra

Participação:
21 jogos: Martim Silveira e Patesko
20 jogos: Roberto Gomes Pedrosa, Ariel e Leônidas da Silva
19 jogos: Armandinho
18 jogos: Waldemar de Brito
17 jogos: Heitor Canalli
16 jogos: Carvalho Leite
...
11 jogos: Octacílio
10 jogos: Sylvio Hoffmann
9 jofos: Luisinho Mesquita e Vicente
8 jogos: Luiz Luz, Áttila e Rogério
7 jogos: --
6 jogos: Waldir e Dondon
5 jogos: --
4 jogos: --
3 jogos: --
2 jogos: Tinoco
1 jogo: Victor, Germano, Nariz e Caldeira


Nenhum comentário:

Postar um comentário