quinta-feira, 20 de setembro de 2018

Brasilazio: a invasão tupiniquim, de italo-brasileiros, a Roma

Apesar de ter entre seus ídolos os argentinos Hernán Crespo, Diego Simeone e Juan Verón, a Lazio teve um período dominado pelas cores verde e amarelo. Na década de 1930, o clube de Roma contava com nada menos do que 13 brasileiros em seu elenco. Na época, os biancocelesti receberam o apelido de “Brasilazio”.

O motivo de tantos brasileiros no elenco deve-se, principalmente, ao brasileiro Amílcar Barbuy, que chegou como atleta, mas, por conta de uma lesão, tornou-se treinador do clube na temporada 1931/32.


O arsenal de brasileiros da Lazio foi composto, em sua maioria, por jogadores de três times: Corinthians, Palestra Itália (atualmente Palmeiras) e o Palestra Mineiro (atualmente Cruzeiro). Da equipe de Parque São Jorge vieram, além de Barbuy, Filó, Alexandre de Maria, Del Debbio e Ratto.

Do Palestra Itália, a Lazio foi buscar os brasileiros Pepe, Duílio Salatin e Enzio Serafini. Já do Palestra Mineiro foram contratados os irmãos Fantoni: João, Otávio e Leonízio que, na Itália, ficaram conhecidos como Fantoni I, Fantoni II e Fantoni III.

Os outros dois brasileiros da chamada “Brasilazio” foram André Tedesco, contratado junto ao Santos, e Benedicto Zacconi, vindo do Torino, mas com passagens por Botafogo e Fluminense.

Dentro os 13 brasileiros, um deles foi o que teve o maior destaque na Itália: Anfilogino Guarisi, o Filó. Por ser filho de italianos, o ex-corintiano pode se naturalizar e defender a camisa da seleção Azzurra.

O brasileiro, que acabou ficando conhecido na Itália como Guarisi, esteve no elenco italiano campeão mundial em 1934. Ele foi o primeiro brasileiro a conquistar um título de Copa do Mundo sem ser com a camisa do Brasil.

Apesar de contar com jogadores de grande qualidade técnica, a “Brasilazio” terminou o Campeonato Italiano de 1931/32 apenas na 13ª colocação.

Dos brasileiros que fizeram parte da “Brasilazio” na década de 1930, apenas Duilio Salatim e Benedicto Zacconi não estiveram no elenco da temporada 1931/32. O primeiro foi contratado em 1933, enquanto o segundo chegou ao clube de Roma em 1935.

Fonte: Fox Sports

Nenhum comentário:

Postar um comentário