Em 1964, sem compromissos oficiais na agenda, a Confederação Brasileira organizou um quadrangular com jogos no Rio de Janeiro e em São Paulo, disputado entre Brasil, Argentina, Inglaterra e Portugal.
Após o desempenho considerado insatisfatório na excursão à Europa de 1963, saiu o técnico Aymoré Moreira e a escolha de seu substituto recaiu sobre uma opção de segurança: Vicente Feola, técnico campeão mundial em 1958, já recuperado de seus problemas de saúde cardiovasculares associados à sua obesidade, voltando a assumir a função de treinador do escrete verde e amarelo.
E sob seu comando, com atuações fantásticas, a Seleção Brasileira aplicou duas goleadas sobre os europeus no Maracanã, fazendo 5 a 1 na Inglaterra e 4 a 1 em Portugal, mas acabou derrotada por 3 a 0 pela Argentina no Pacaembu, o que lhe custou o título, que ficou com os argentinos.
Para se sagrar campeã, a Argentina venceu Portugal por 2 a 0 no Maracanã, fez 3 a 0 no Brasil no Pacaembu, e venceu à Inglaterra por 1 a 0 no Maracanã. Foi a primeira vez em sua história que a Argentina se sagrou campeã de um torneio com a participação de europeus: vice-campeã olímpica em 1928 e vice-campeã mundial em 1930, até então acumulava como títulos 12 vezes o Campeonato Sul-Americano e 1 vez o Campeonato Pan-Americano.
A capital federal do Brasil havia mudado oficialmente em 1960, deixando de ser o Rio de Janeiro e passando para a recém fundada Brasília. A relação do selecionado nacional de futebol com a antiga capital era diferenciada. O ótimo desempenho da Seleção Brasileira atuando no Maracanã durante a Taça das Nações refletia um histórico de bons desempenhos em campo em partidas disputadas no Rio. No acumulado até o fim de 1964, tinha havido 144 jogos em território brasileiro, dos quais 71 deles no Rio de Janeiro, 30 em São Paulo, 6 em Salvador, 6 em Recife, e 1 em Belo Horizonte. Das 71 partidas no Rio, 41 tinham sido ou no Estádio das Laranjeiras ou no de São Januário, tendo nelas havido 29 vitórias, 8 empates e 4 derrotas, um aproveitamento de 80,5% dos pontos disputados (em tempos que uma vitória valia dois pontos). O desempenho era pior na capital paulista, tendo nos 30 jogos em São Paulo sido 19 vitórias, 6 empates e 5 derrotas, um aproveitamento de 73,3%. O desempenho no gigantesco Maracanã, o "maior estádio do mundo", os superava: entre 1950 e 1964, em 30 atuações no estádio, tinham sido 25 vitórias, 1 empate e 4 derrotas, um aproveitamento de 85,0%.
JOGOS NO ANO:
30/05/1964 - BRASIL 5 x 1 INGLATERRA
Taça das Nações - Estádio do Maracanã, Rio de Janeiro
Gols: Rinaldo (35'1T), Greaves (3'2T), Rinaldo (14'2T), Pelé (18'2T), Julinho Botelho (23'2T) e Roberto Dias (43'2T)
Brasil: Gilmar (Santos), Carlos Alberto Torres (Fluminense), Brito (Vasco), Joel Camargo (Santos) e Rildo (Botafogo); Roberto Dias (São Paulo) e Gérson (Botafogo); Julinho Botelho (Palmeiras), Vavá (Palmeiras), Pelé (Santos) e Rinaldo (Palmeiras).
Téc: Vicente Feola
Inglaterra: Tony Waiters (Blackpool), George Cohen (Fulham), Maurice Norman (Tottenham), Bobby Moore (West Ham) e Ray Wilson (Huddersfield); Gordon Milne (Liverpool) e George Eastham (Arsenal); Peter Thompson (Liverpool), Jimmy Greaves (Tottenham), Bobby Charlton (Manchester United) e Johnny "Budgie" Byrne (West Ham).
Téc: Alf Ramsey
03/06/1964 - BRASIL 0 x 3 ARGENTINA
Taça das Nações - Estádio do Pacaembu, São Paulo
Gols: Onega (38'1T), e Roberto Telch (16'2T) e (44'2T)
Brasil: Gilmar (Santos), Carlos Alberto Torres (Fluminense), Brito (Vasco), Joel Camargo (Santos) e Rildo (Botafogo); Roberto Dias (São Paulo) e Gérson (Botafogo); Julinho Botelho (Palmeiras), Vavá (Palmeiras), Pelé (Santos) e Rinaldo (Palmeiras).
Téc: Vicente Feola
Argentina: Amadeo Carrizo (River Plate), Carmelo Simeone (Boca Juniors), José Manuel Ramos Delgado (River Plate), José Varacka (River Plate) e Abel Vieitez (Argentinos Juniors); José Mesiano (Argentinos Juniors) (Roberto Telch (San Lorenzo)) e Antonio Rattin (Boca Juniors); Alberto Rendo (Huracán), Ermindo Onega (River Plate), Ángel Rojas (Gimnasia y Esgrima La Plata) e Pedro Prospitti (Independiente).
Téc: José Maria Minella
07/06/1964 - BRASIL 4 x 1 PORTUGAL
Taça das Nações - Estádio do Maracanã, Rio de Janeiro
Gols: Pelé (3'1T), Jairzinho (18'1T), Coluna (32'1T), e Gérson (6'2T) e (16'2T)
Brasil: Gilmar (Santos), Carlos Alberto Torres (Fluminense), Brito (Vasco), Joel Camargo (Santos) e Rildo (Botafogo); Carlinhos (Flamengo) e Gérson (Botafogo); Jairzinho (Botafogo), Airton Beleza (Flamengo), Pelé (Santos) e Rinaldo (Palmeiras) (Zagallo (Botafogo)).
Téc: Vicente Feola
Portugal: Américo (Porto), Festa (Porto), Alexandre Baptista (Sporting), Vicente (Belenenses) e Pedro Gomes (Sporting); José Carlos (Sporting), Fernando Mendes (Sporting) e Mario Coluna (Porto); Hernani (Benfica), José Augusto (Benfica) e Simões (Benfica) (Custódio Pinto (Porto)).
Téc: José Maria Antunes
RESUMO:
Seleção Brasileira de 1964:
Gilmar (Santos), Carlos Alberto Torres (Fluminense), Brito (Vasco), Joel Camargo (Santos) e Rildo (Botafogo); Roberto Dias (São Paulo) e Gérson (Botafogo); Julinho Botelho (Palmeiras), Vavá (Palmeiras), Pelé (Santos) e Rinaldo (Palmeiras).
Artilharia: Pelé (2), Gérson (2), Rinaldo (2), Jairzinho (1), Julinho Botelho (1) e Roberto Dias (1)
Participação:
3 jogos: Gilmar dos Santos Neves, Carlos Alberto Torres, Brito, Joel Camargo, Rildo, Gérson, Pelé e Rinaldo
2 jogos: Roberto Dias, Julinho Botelho e Vavá
1 jogo: Carlinhos, Jairzinho, Airton Beleza e Zagallo
SELEÇÃO OLÍMPICA
A Seleção Brasileira esteve representada no Torneio Pré-Olímpico disputado em Lima no Peru em 1964. Uma competição que terminou em tragédia, e foi suspensa, não chegando ao final. Na partida entre Argentina e Peru, a torcida peruana iniciou uma enorme confusão ao protestar no estádio contra uma decisão do árbitro, e em decorrência desta confusão desencadeou-se uma tragédia, que levou à morte de 328 pessoas.
O Brasil havia jogado três partidas, tendo vencido a Chile e Equador, e empatado com a Colômbia. Ainda tinha por jogar os confrontos contra Argentina, Peru e Uruguai. No momento da suspensão do torneio, Argentina, Brasil e Peru ocupavam as três primeiras colocações. Não havia tempo hábil para que todas as partidas fossem concluídas. Assim, decidiu-se pela classificação da Argentina, e pela realização de um jogo entre Brasil e Peru para definir o outro classificado. A partida foi realizada no Rio de Janeiro, e terminou com goleada brasileira por 4 a 0, levando o Brasil a disputar o torneio olímpico de futebol masculino pela 2ª vez em sua história (a outra havia sido em 1952).
As Olimpíadas foram jogadas em Tóquio, no Japão. O grupo brasileiro ainda tinha a Tchecoslováquia, República Árabe Unida (Egito mais Síria e Iraque) e Coréia do Sul. Dois se classificavam às quartas de final, logo não se imaginava que a Seleção Brasileira teria dificuldade para avançar. Mas ela tropeçou. Na estreia, um empate por 1 a 1 com os árabes, tendo sofrido o gol aos 43 minutos do 2º tempo. Depois uma vitória por 4 a 0 sobre a Coréia do Sul eliminou à seleção no saldo de gols, dado que os árabes os venceram por 10 a 0. Na última rodada, com uma derrota por 1 a 0 para os tchecoslovacos, o Brasil foi eliminado prematuramente já na fase de grupos.
A Argentina também acabou eliminada logo de cara, após empatar com Gana (1-1) e perder para o anfitrião Japão (2-3). A final acabou vindo a ser disputada por Hungria e Tchecoslováquia, mais uma vez entre dois países do Leste Europeu, que jogavam com sua seleção adulta, em função do regime comunista, enquanto os países do ocidente disputavam com equipes sub-20. O título ficou, pela terceira vez na história, com os húngaros. Este time da Hungria cruzaria o caminho da Seleção Brasileira dois anos depois na Fase de Grupos da Copa do Mundo disputada na Inglaterra.
JOGOS:
12/05/1964 - BRASIL 2 x 0 CHILE
Pré-Olímpico - Estádio Nacional, Lima, Peru
Gols: Othon e Ivo Soares
Brasil: Florisvaldo (Botafogo), Mura (Botafogo), Zé Luiz (Fluminense), Valdez (Fluminense) e Dimas (Botafogo); Íris (Fluminense), Ivo Soares (Flamengo) e Nélio (Fluminense); Edinho (Fluminense), Evaldo (Fluminense) e Othon (Botafogo).
Téc: Antoninho
14/05/1964 - BRASIL 1 x 1 COLÔMBIA
Pré-Olímpico - Estádio Nacional, Lima, Peru
Gols: Nélio e Efraim Padilla
Brasil: Florisvaldo (Botafogo), Mura (Botafogo), Zé Luiz (Fluminense), Valdez (Fluminense) e Dimas (Botafogo); Íris (Fluminense), Ivo Soares (Flamengo) e Nélio (Fluminense); Edinho (Fluminense), Evaldo (Fluminense) e Othon (Botafogo).
Téc: Antoninho
18/05/1964 - BRASIL 3 x 1 EQUADOR
Pré-Olímpico - Estádio Nacional, Lima, Peru
Gols: Zé Roberto, Ivo Soares, Nélio e Ordoñez
Brasil: Florisvaldo (Botafogo), Adevaldo (Botafogo), Zé Luiz (Fluminense), Valdez (Fluminense) e Dimas (Botafogo); Íris (Fluminense), Ivo Soares (Flamengo) e Nélio (Fluminense); Zé Roberto (São Paulo), Evaldo (Fluminense) e Tito (Fluminense).
Téc: Antoninho
07/06/1964 - BRASIL 4 x 0 PERU
Pré-Olímpico - Estádio do Maracanã, Rio de Janeiro
Gols: Evaldo (2), Roberto Miranda e Zé Roberto
Brasil: Florisvaldo (Botafogo), Mura (Botafogo), Zé Luiz (Fluminense), Riva (Fluminense) e Adevaldo (Botafogo); Íris (Fluminense), Ivo Soares (Flamengo) e Zé Roberto (São Paulo); Evaldo (Fluminense), Roberto Miranda (Botafogo) e Tito (Fluminense).
Téc: Antoninho
25/08/1964 - BRASIL 1 x 2 Rio Branco/ES (Brasil)
Amistoso - Estádio Engenheiro Araripe, Cariacica
Gols: João Francisco, Zé Roberto e Gibira
Brasil: Florisvaldo (Botafogo), Mura (Botafogo), Zé Luiz (Fluminense), Valdez (Fluminense) e Adevaldo (Botafogo); Íris (Fluminense) (Tito (Fluminense)), Ivo Soares (Flamengo) e Nélio (Fluminense); Aladim (Bangu) (Humberto (Botafogo)), Zé Roberto (São Paulo) e Caravetti (Palmeiras).
Téc: Antoninho
07/09/1964 - BRASIL 3 x 0 ARGENTINA
Amistoso - Estádio do Maracanã, Rio de Janeiro
Gols: Zé Roberto (3)
Brasil: Florisvaldo (Botafogo), Mura (Botafogo), Zé Luiz (Fluminense), Valdez (Fluminense) e Adevaldo (Botafogo); Íris (Fluminense), Ivo Soares (Flamengo) e Zé Roberto (São Paulo) (Humberto (Botafogo)); Aladim (Bangu) (Mattar (Comercial/SP)), Roberto Miranda (Botafogo) (Nélio (Fluminense)) e Caravetti (Palmeiras) (Othon (Botafogo)).
Téc: Antoninho
12/10/1964 - BRASIL 1 x 1 REPÚBLICA ÁRABE UNIDA
Jogos Olímpicos - Estádio Kamazawa, Tóquio, Japão
Gols: Roberto Miranda (10'1T) e Kalil Shahin (43'2T)
Brasil: Hélio Dias (Botafogo), Mura (Botafogo), Zé Luiz (Fluminense), Valdez (Fluminense) e Adevaldo (Botafogo); Elizeu (Santos), Ivo Soares (Flamengo) e Zé Roberto (São Paulo); Humberto (Botafogo), Roberto Miranda (Botafogo) e Caravetti (Palmeiras).
Téc: Vicente Feola
14/10/1964 - BRASIL 4 x 0 CORÉIA DO SUL
Jogos Olímpicos - Estádio Mitsuzawa, Yokohama, Japão
Gols: Zé Roberto (30'1T), Elizeu (44'1T) e (9'2T), e Roberto Miranda (28'2T)
Brasil: Hélio Dias (Botafogo), Mura (Botafogo), Zé Luiz (Fluminense), Valdez (Fluminense) e Adevaldo (Botafogo); Elizeu (Santos), Ivo Soares (Flamengo) e Zé Roberto (São Paulo); Mattar (Comercial/SP), Roberto Miranda (Botafogo) e Caravetti (Palmeiras).
Téc: Vicente Feola
16/10/1964 - BRASIL 0 x 1 TCHECOSLOVÁQUIA
Jogos Olímpicos - Estádio Omiya, Saitama, Japão
Gol: Frantisek Valosek (32'2T)
Brasil: Hélio Dias (Botafogo), Mura (Botafogo), Zé Luiz (Fluminense), Valdez (Fluminense) e Adevaldo (Botafogo); Elizeu (Santos), Ivo Soares (Flamengo) e Zé Roberto (São Paulo); Mattar (Comercial/SP), Roberto Miranda (Botafogo) e Caravetti (Palmeiras).
Téc: Vicente Feola
Seleção Olímpica de 1964:
Hélio Dias (Botafogo) (Florisvaldo (Botafogo)), Mura (Botafogo), Zé Luiz (Fluminense), Valdez (Fluminense) e Adevaldo (Botafogo); Elizeu (Santos) (Íris (Fluminense)), Ivo Soares (Flamengo) e Zé Roberto (São Paulo); Mattar (Comercial/SP), Roberto Miranda (Botafogo) e Caravetti (Palmeiras).
Artilharia: Zé Roberto (7), Roberto Miranda (3), Ivo Soares (2), Elizeu (2), Nélio (2), Evaldo (2) e Othon (1)


Nenhum comentário:
Postar um comentário