segunda-feira, 4 de dezembro de 2023

Seleção Brasileira em 1928


A Seleção Brasileira, que não entrava em campo nenhuma vez desde 1925, foi reunida para fazer uma única partida naquele ano, um amistoso contra um clube escocês que excursionava pelo Rio de Janeiro, no qual goleou ao Motherwell por 5 a 0.

24/06/1928 - BRASIL 5 x 0 Motherwell (Escócia)
Amistoso - Estádio das Laranjeiras, Rio de Janeiro
Gols: Feitiço (4) e De Maria

Brasil: Jaguaré (Vasco), Grané (Corinthians) e Hélcio (Flamengo); Nascimento (Fluminense), Amílcar (Palestra Itália/SP) e Serafini (Palestra Itália/SP); Oswaldinho (América/RJ), Paschoal (Vasco), Petronilho de Brito (Independência/SP), Feitiço (Santos) e De Maria (Corinthians).
Téc: Laís
Motherwell: John McClory, John Johnman e William Frame; Willie McFayden, Alan Craig e David Thackeray; Andrew McMurtrie, John Keenen, William Tenant, George Stevenson e Bob Ferrier.
Téc: John Bryson "Sailor" Hunter



O ano de 1928 marcou a conquista de Bi-Campeão Olímpico do Uruguai, que faturou a Medalha de Ouro nas Olimpíadas disputadas em Amsterdã, na Holanda. E a final foi sul-americana. Após conquistar o título em Paris em 1924, batendo à Suíça na final, o Uruguai passou por Holanda, Alemanha e Itália, chegando à final para enfrentar à Argentina, que havia vencido a Estados Unidos, Bélgica e Egito. Na final, os dois empataram por 1 x 1 e nem após prorrogação o jogo foi definido, sendo remarcado um segundo duelo para três dias depois. Desta vez o Uruguai venceu por 2 a 1, com o gol do título marcado por Héctor Scarone aos 28 minutos do 2º tempo, sagrando-se assim bi-campeões olímpicos. Um time uruguaio que jogava com Andrés Mazali, Pedro Arispe e José Nasazzi; Leandro Andrade, Juan Piriz e Álvaro Gestido; Juan Pedro Arremón, Héctor Scarone, Rene Borjas, Pedro Cea e Roberto Figueroa.


Nenhum comentário:

Postar um comentário